Monday, October 27, 2008

Florbela Espanca


OUTONAL

"Caem as folhas mortas sobre o lago;
Na penumbra outonal,não sei quem tece
As rendas do silêncio...Olha,anoitece!
-Brumas longínquas do País do Vago...

Veludos a ondear...Mistério mago...
Encantamento...A hora que não esquece,
A luz que a pouco e pouco desfalece,
Que lança em mim a benção dum afago...

Outono dos crepúsculos doirados,
De púrpuras, damascos e brocados!
-Vestes a terra inteira de esplendor!

Outono das tardinhas silenciosas,
Das magníficas noites voluptuosas
Em que eu soluço a delirar de amor... "

FLORBELA ESPANCA in "Charneca em Flor"

A minha escolha recai sobre a maior poeta portuguesa, rainha da dor e do Amor, que celebrou durante toda a sua vida dolorida.
Florbela Espanca nasceu em Vila Viçosa em 1894 e faleceu em Matosinhos em 1930.De salientar que muitos moralistas tentaram alterar os seus textos,por um lado por ser Mulher, por outro por celebrar a intensidade em cada palavra.Ainda hoje é a "renegada" ...

"Avec tout ton coeur aime-moi
Car tout mon coeur n'aime que toi
Je ne puis te voir sans émoi
Je t'aime bien plus que ma vie."

. . .

12 comments:

Anonymous said...

Ah que delícia a sua participação. Adoro Florbela Espanca. Ela fala de um amor tão ausente em mim, porque essa forma de amar dela é mais cheia de paixão e é tão encantador. Grata pela sua participação. Abraços meus e boa semana...

Marcia Barbieri said...

Belíssima escolha e lembrança. Ela canta o amor como ninguém,nasua imensidão dolorosa e feminina. Adoro escutar Fagner cantando os poemas de Florbela.

beijos

R. said...

O Outono é a estação mais parecida com o português.doce e melancólica..

um beijo

bat_thrash said...

O doce amargo do Outono! saboreio-o, que o Outono é também estação de sementeiras e fermentação da vida...
Bela escolha!

Bat kiss.

Alisson da Hora said...

Florbela, necessária, linda, dolorosa...

beijo grande pra ti...

DarkViolet said...

As folhas Outonais sao belas...regam os suspiros da vida para quem as colher.
Amar mais que a vida, profundo caminho das Almas mortas?

jguerra said...

Eu gosto tanto de ler os poemas de Florbela, são belos!

Peach said...

Florbela, a mais dolorosa, sofrida, magnética poetisa de todos os tempos.

é tb uma das minhas preferidas. :)


beijo grande :)

Blood Tears said...

O delírio amoroso outonal transparece e conquista a alma.... :) Não conheço muito desta poetisa, mas a cada poema dela que leio, fico com vontade de ler mais... :)

Blood Kisses

Fata Morgana said...

Gosto muito da Florbela Espanca. É muito especial para mim, porque passei directamente do Tintin e do Asterix, das aventuras dos Cinco e outros afins, para os poemas dela!
Lembro-me que era uma miúda quando peguei nos Sonetos, livro que se tornou "de cabeceira"... Extasiava-me todo aquele roxo de sentir. Era o meu. Ainda gosto. Ainda é.

Dark kiss

MagnetikMoon said...

Florbela é essencial.Autêntica.De trespassar emocionalmente.Aos que a sentem, continuem:) Aos que não a conhecem, recomendo vivamente.

Magnetikiss p todos ;)

Mr. Lynch said...

Magnetikmoon;
Florbela Espanca... Uma das minhas poetisas de eleição. Adoro os seus sonetos.
*s